sábado, 27 de abril de 2024

Sam Raimi - “Rápida e Mortal” / “The Quick and the Dead”


Sam Raimi
“Rápida e Mortal” / “The Quick and the Dead”
(EUA – 1995) – (107 min. / Cor)
Sharon Stone, Gene Hackman, Russell Crowe, Leonardo DiCaprio, Woody Strode.

Sam Raimi é um cineasta oriundo do cinema independente, que desde criança sempre nutriu uma profunda paixão pelo cinema e com apenas dez anos já andava pelo quintal de sua casa a “criar” filmes com a sua câmara de 8 mm. Depois, com o passar dos anos, tornou o seu sonho realidade, aliás quem se lembra dele como actor em “Um Verão no Lago” / “Indian Summer” na figura desastrado assistente de Alain Arkin, no outrora famoso campo de férias? Mas será como cineasta que irá dar nas vistas com “The Evil Dead” / “A Noite dos Mortos-Vivos”, a que se seguiu “Darkman” / “Vingança Sem Rosto”, começando a criar uma legião de fans e quando assinou “A Simple Plan” / “O Plano”acabaria por realizar a sua obra-prima, na época comparada com “Fargo” dos irmãos Coen e poucos anos depois irá aceitar o desafio dos Estúdios para realizar as aventuras de “O Homem-Aranha” / “Spider Man”. Mas, antes da feitura de “A Simple Plan” / “O Plano”, ele realizou “Rápida e Mortal” / “The Quick and the Dead”, um “western” feito de propósito para uma estrela chamada Sharon Stone brilhar.


Neste filme de duelos, na rua principal, o dono da cidade John Herod (Gene Hackman) organiza uma vez por ano um concurso de duelos em que o único sobrevivente recebe uma quantia avultada. Iremos assim mergulhar num espaço em que o sangue e a carne convivem com a pólvora e o pó, para alegria de John Herod. Mas desta vez vão surgir dois candidatos que irão transfigurar a habitual matança anual: um jovem que se intitula The Kid (Leonardo DiCaprio) que Herod pensa tratar-se do seu próprio filho e uma mulher bela e felina de nome Ellen (Sharon Stone) a quem todos chamam The Lady. Para além de Cort (Russell Crowe, que aqui começou a dar nas vistas), um antigo pistoleiro, que se tornou Pregador e que John Herod deseja ver morrer nos duelos, obrigando-o a participar no torneio.


Gene Hackman mais uma vez demonstra todo o seu talento, sendo a sua personagem uma espécie de cópia do Little Bill Daggett a quem ele deu vida na obra-prima de Clint Eastwood, “Imperdoável” / “Unforgiven”, realizada em 1992.


A sua relação com Ellen nasce da suspeita e do desconhecimento das razões da jovem e bela pistoleira, que fuma e age como um homem, dominando a arte do revólver com enorme saber e perícia. E será por essa mesma razão que ele a convida para a sua Mansão no intuito de a convencer a desistir do concurso mortal, que todos os anos, no dia em que organiza o duelo, às 12 horas em ponto, deixa sempre um rasto de sangue na rua principal do povoado. Já em The Kid ele irá reconhecer uma espécie de herdeiro, o filho, que não irá obedecer às suas ordens e encontrará a morte após as badaladas fatais do relógio da povoação.


Curiosamente, Sam Raimi decidiu homenagear o “western”, convocando para o elenco o célebre Sargento Negro de John Ford, ou melhor o actor Woody Strode, enquanto o seu director de fotografia, Dante Spinotti, filma os duelos e as trajectórias das balas como se tratasse de um filme de Sam Peckinpah.


Porém este “Rápida e Mortal” não passa de um veículo para a estrela Sharon Stone brilhar e embora Sam Raimi nunca perca a mão, este filme nunca será recordado como um grande “western”, mas sim como aquela película em que Sharon Stone visitou o Oeste Americano.

Rui Luís Lima

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