sábado, 27 de abril de 2024

Frank Darabont - “Os Condenados de Shawshank” / “The Shawshank Redemption”


Frank Darabont
“Os Condenados de Shawshank” / “The Shawshank Redemption”
(EUA – 1994) – (142 min. / Cor)
Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler, Clancy Brown.

“Os Condenados de Shawshank” / “The Shawshank Redemption” é uma película que depois de ser vista nunca mais se esquece e a forma como ela se tornou célebre é prova disso mesmo, porque não foi a critica especializada a fazer o seu elogio, mas sim o público, que falava dela, transformando-a num verdadeiro “cult-movie”.


Frank Darabont ao adaptar o conto de Stephen King ao cinema, encontrou em Tim Robbins o actor perfeito para encarnar a figura do banqueiro Andy Dusfrene, condenado por matar a mulher e o amante dela, sendo enviado para uma das mais temíveis cadeias de todo o sistema prisional norte-americano e será precisamente aí que todo o filme se irá desenrolar, para assistirmos ao verdadeiro calvário de Andy, ficando implícita a violação de que será vítima. No entanto ele irá estabelecer uma relação especial com os guardas prisionais e o director da cadeia, tratando das suas declarações de impostos, ao mesmo tempo que lhes ensina como se consegue fugir ao fisco, passando rapidamente a ser o responsável pela aplicação das suas finanças. Ao mesmo tempo a amizade que irá travar com Red (Morgan Freeman), outro prisioneiro do estabelecimento, bem conhecedor do terreno, irá proporcionar-lhe o conhecimento e a camaradagem entre iguais, embora sejam oriundos de extractos sociais bem diferentes.


A forma simples como Frank Darabont nos narra a vida destes dois homens é na verdade contagiante e quando percebemos que Andy (Tim Robbins), ao longo dos anos prepara de forma minuciosa a sua fuga do estabelecimento prisional, nunca perdendo a esperança de voltar a respirar o doce sabor da liberdade, contribuiu para criar no espectador o interesse no desenrolar dos acontecimentos.


As interpretações de Tim Robbins e Morgan Freeman são memoráveis, apresentando-se o argumento de Frank Darabont muito bem escrito, conduzindo-nos a esse momento mágico em que os dois homens se encontram na praia muitos anos depois.


“Os Condenados de Shawshank” de Frank Darabont termina por se revelar uma das melhores películas de sempre, nesse sub-género, que é o filme de prisão, com as inevitáveis tentativas de fuga, umas fracassadas e outras bem-sucedidas.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário