quinta-feira, 9 de maio de 2024

Steven Spielberg - "Apanha-me Se Puderes" / "Catch Me If You Can"


Steven Spielberg
"Apanha-me Se Puderes" / "Catch Me If You Can"
(EUA – 2002) – (141 min. / Cor)
Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken,
Martin Sheen, Nathalie Baye, Amy Adams.

Após o sucesso de Leonardo DiCaprio em “Titanic” de James Cameron, o cineasta Steven Spielberg decidiu convidá-lo para “Apanha-me Se Puderes” / “Catch Me If You Can”, fazendo DiCaprio dupla com Tom Hanks, para recriar no grande écran a vida do fascinante e misterioso Frank Abagnale Jr., uma das figuras mais procuradas pelo F.B.I., embora os seus crimes fossem de uma ordem sofisticada, já que se tratava de um jovem falsário, que utilizava inúmeras identidades, tendo feito burlas na ordem dos 2,5 milhões de dollars, usando sempre com eficácia os meios ao seu dispor, fossem eles rudimentares, a maioria das vezes, ou sofisticados, vivendo sempre esta cativante personagem à beira do abismo, embora conseguisse sair sempre bem dos esquemas que elaborava.


Leonardo DiCaprio recria a figura de Frank Abagnale Jr., de uma forma absolutamente soberba, transportando consigo esse verdadeiro dom do falsário, transformando em pura magia as suas aventuras: ele foi piloto da Pan-America, Médico Pediatra, Professor de História e Advogado, mas no seu encalço teve sempre um agente chamado Carl Hanratty (Tom Hanks), um homem tímido, solitário e por vezes pouco eficaz, mas persistente, que jogou com ele ao gato e ao rato, terminando por capturá-lo, após uma longa e histórica perseguição.


Veículo excelente para DiCaprio brilhar, “Apanha-me Se Puderes” / ”Catch Me If You Can” é na verdade uma película que respira frescura por todos os poros e, por razões que a própria razão desconhece, foi durante as filmagens desta película que o actor começou a ler a biografia de Howard Hughes, que o levaria a ser o principal responsável pela feitura de “The Aviator” / ”O Aviador”, tendo Martin Scorsese sido convidado por DiCaprio para realizar o filme, sendo também o mesmo Leonardo DiCaprio a interessar e a seduzir os Estúdios de Hollywood para a feitura de “O Aviador” / “The Aviator”.


“Apanha-me Se Puderes” / “Catch Me If You Can” de Steven Spielberg, confirmou-nos um Leonardo DiCaprio que não pára de nos surpreender, com o passar dos anos. À medida que a sua carreira evolui, o actor tem sabido escolher os projectos em que participa, ao mesmo tempo que luta pela sua concretização, demonstrando em simultâneo as suas preocupações ambientais com o mundo em que todos vivemos.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário