sábado, 27 de abril de 2024

Peter Greenaway - “O Livro de Cabeceira” / “The Pillow Book”


Peter Greenaway
“O Livro de Cabeceira” / “The Pillow Book”
(Grã-Bretanha/França/Holanda – 1995) – (126 min. / Cor)
Vivien Wu, Ewan McGregor, Ken Ogata, Hideki Yoshida, Yoshi Oida.

Dois textos escritos sobre o filme de Peter Greenaway com um intervalo de mais de 10 anos.

Texto - 1

O cinema do cineasta britânica Peter Greenaway, desde os seus inícios, tem mantido uma relação estreita com a pintura, área da qual o cineasta é originário, ao mesmo tempo que tem trabalhado de forma intensa as novas tecnologias proporcionadas pelo digital em perfeita harmonia com o cinema. E desde logo “O Livro de Cabeceira” / “The Pillow Book” transporta-nos a esse momento mágico em que a tecnologia e o cinema se fundem para criar uma nova linguagem no écran, oferecendo ao espectador uma experiência até então nunca vista.


Desta feita Peter Greenaway decide convidar-nos a conhecer a história da jovem Nagiko (Vivien Wu), que vive obcecada em criar o seu “Pillow Book” / Diário, fruto da infância passada com o pai, um escritor que gostava de escrever no próprio corpo, usando também o rosto da pequena filha, para nele inserir os célebres caracteres da literatura japonesa, o que levará Nagiko a eleger o seu corpo como a superfície perfeita onde a arte dos caracteres se irá fundir com as histórias que a sua tia (Hideko Yoshida) lhe lia em criança, a partir de um livro escrito no século x.


E será esta paixão pelos livros que um dia a irá fazer cruzar-se com Jerome (Ewan McGregor), ao mesmo tempo que fortes suspeitas começam a surgir nela sobre o relacionamento mantido entre um editor e o seu pai.


Peter Greenaway, em “The Pillow Book” / “O Livro de Cabeceira”, consegue levar a sua arte e o seu cinema de autor, bem característico, a um nível tão elevado, que o mais comum dos mortais fica de imediato fascinado pelas complexas imagens que vão surgindo no écran, ao mesmo tempo que nos vai oferecendo a sua história de amor e vingança, transmitindo em simultâneo o enorme fascínio que lhe transmite a Arte Oriental da escrita e o livro como elemento preponderante da sua difusão, revelando em algumas sequências o seu conhecido olhar sobre o corpo, como elemento erótico e narrativo, transmitindo-nos mais uma vez a genialidade do seu cinema, em que a célebre máxima: “o cinema é a fusão de todas as artes” se aplica de forma perfeita.


Embora “O Livro de Cabeceira” / “The Pillow Book” já tenha tido edição em dvd, e sido exibido no pequeno écran, o que é sempre de saudar, a sua visão numa sala de cinema será sempre a mais indicada, pois só ali o espectador consegue usufruir em plenitude a magia e complexidade desta obra-prima da Sétima Arte.

Rui Luís Lima

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Texto - 2

Peter Greenaway
“O Livro de Cabeceira” / “The Pillow Book”
(Holanda/Grã-Bretanha/França/Luxemburgo – 1996) – (126 min./Cor-P/B)
Vivian Wu, Ewan McGregor, Yoshi Oida, Ken Ogata.

O cinema de Peter Greenaway é intemporal, não se filia em modas, nem percorre os corredores comerciais da distribuição cinematográfica e “The Pillow Book” / “O Livro de Cabeceira” revela-se como uma película soberba ao nível de “Prospero’s Books” / “Os Livros de Próspero”, no contexto das imagens que invadem a visão do espectador.


Estamos assim perante a história da pequena Nagiko que, no dia do seu aniversário, irá receber como prenda do pai, um conhecido escritor e caligrafo japonês, a sua escrita no seu pequeno rosto de criança, iniciando-se assim um ritual que se irá prolongar até ela fazer 18 anos, criando na jovem um profundo desejo através da escrita que o seu corpo alberga, mas a partir dessa idade o seu pai recusa-se a voltar a escrever a sua bela caligrafia na superfície branca da sua pele e ela irá procurar alguém para o substituir, em busca desse prazer que alimenta o seu belo corpo.


E após ter conhecido diversos homens, que nunca irão satisfazer os seus desejos, abandona o Japão e parte para Hong Kong, onde irá conhecer Jerome (Ewan McGregor), um tradutor, por quem se irá apaixonar e que se irá tornar seu amante até esse dia em que ela, o editor do seu pai e o jovem ocidental se cruzam, levados pelos estranhos desígnios do destino e ficarmos assim a conhecer a tragédia, a morte, a paixão e a vingança, que constituem os quatro lados famosos da célebre equação da filmografia de Peter Greenaway.


“O Livro de Cabeceira” / “The Pillow Book” é uma película impregnada de erotismo e literatura, onde mais uma vez a genialidade do cineasta britânico se encontra bem patente.

Rui Luís Lima

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