sexta-feira, 12 de abril de 2024

Guy Hamilton - “Remo – Desarmado e Perigoso” / “Remo Williams: The Adventure Begins”


Guy Hamilton
“Remo – Desarmado e Perigoso” / “Remo Williams: The Adventure Begins”
(EUA - 1985) – (121 min. / Cor)
Fred Ward, Joel Grey, Wilford Brimley, George Coe, Kate Mulgrew.

Um dos mais interessantes realizadores da série James Bond é Guy Hamilton que, em meados dos anos oitenta, levou ao grande écran um novo herói, Remo de seu nome, mas o nascimento e respectivo sucesso no grande écran de Jack Ryan, o herói criado por Tom Clancy, que acabou por atirar para a penumbra das salas as aventuras de Remo, desarmado e perigoso.


A série James Bond teve em Sean Connery o mais célebre Bond, que fechou a sua participação, com o magnifico "Nunca Mais Digas Nunca" / “Never Say Never Again” . Já o famoso Roger Moore deu um outro rumo ao personagem introduzindo o humor e a sedução, oriundos da série de televisão “O Santo” / “The Saint”. Depois Timothy Dalton não conseguiu largar a sua capa de actor versado em Shakespeare, quando decidiu vestir a personagem do agente de Sua Magestade e seria Pierce Brosnan, que na época até passava "as passinhas do Algarve" em Hollywood, quem terminou por agarrar a personagem oferecendo-lhe um novo “look” de acordo com a época, para depois a abandonar e dar lugar a Daniel Craig, o Bond da acção imediata!. Já o herói criado por Tom Clancy, que descobrimos no fabuloso "Caça ao Outubro Vermelho" / “The Hunt For Red October”, que tinha o Alec Baldwin a vestir a pele do herói Jack Ryan, foi obrigado a abandonar a personagem por motivos contratuais, na altura Baldwin andava na Broadway com enorme sucesso e acabaria por ser Harrison Ford a dar vida à personagem, deixando para trás as marcas de um conhecido Dr. Jones, mas a idade acabou por ter o seu peso e Ben Affleck passou a ser conhecido por Jack Ryan... e todos ficámos a perder!


Isto tudo vem a propósito da edição em DVD de "Remo Williams: The Adventure Begins" (*) da responsabilidade de Guy Hamilton e tendo como protagonista Fred Ward, um dos "Eleitos" / “The Right Stuff”de Philip Kaufmann e conhecido actor teatral.


RemoWilliams não usa, como James Bond, sofisticados meios tecnológicos de defesa ou ataque, mas sim o próprio corpo, depois de ter sido ensinado nessa matéria por Chiur (Joel Gray, recordam-se dele em "Cabaret"?), mestre coreano de Sinanju. Nunca será demais referir que, de certa forma, a gestualidade dos combates encenada em "Matrix" nasceu precisamente nesta película realizada por Guy Hamilton. Na verdade, o cinema é feito de memórias, referências e homenagens, umas abertamente declaradas, outras, escondidas nas margens do celuloide.


Tendo, como James Bond ou Jack Ryan, a defesa de interesses patrióticos e de Estado, Remo Williams vê-se envolvido numa rede corrupta de um fabricante de armamento, totalmente empenhado na denominada "Guerra das Estrelas", de uma forma enganadora para o Estado, com o único intuito de fortalecer e conquistar posições no interior do Poder.


Enquanto 007 estava constantemente rodeado de beldades, as célebres "Bond Girls", Remo Williams, que adquiriu uma nova identidade (incluindo um novo rosto), é um homem só, de um comando ultra-secreto, que apenas tem por companhia o velho Chiun, cuja idade nunca é revelada, comentando de uma forma bastante bem humorada o "way of life" norte-americano, embora seja um espectador muito atento das célebres "soap" ou pela boca morre o peixe".


A América que sempre necessitou de heróis, deixou Remo Williams desaparecer dos écrans e ele não o merecia, já com a edição em dvd, surgiu a oportunidade de rever este filme que foi muito pouco visível, nas nossas salas de cinema.


(*) – Também poderemos encontrar a película com o título alternativo "Remo: Unarmed and Dangerous", cuja tradução foi a escolhida pelo distribuidor/exibidor português, aquando da sua estreia.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário