sexta-feira, 12 de abril de 2024

Wolfgang Petersen - “Os Inimigos” / “Enemy Mine”


Wolfgang Petersen
“Os Inimigos” / “Enemy Mine”
(EUA – 1985) – (108 min. / Cor)
Dennis Quaid, Louis Gossett Jr., Brion James, Richard Marcus, Carolyn McCormick.

Longe vão os tempos em que a cinéfilia e a política de autores eram verdadeiros campos de batalha, entre cinéfilos e respectivas revistas, género "Positive" versus "Cahiers du Cinema", onde haviam declarações de "guerra/amor" do género "Viva Wyler Abaixo Ford", curiosamente hoje todos nós temos sempre uma palavra a dizer acerca da genialidade deJohn Ford e no entanto são muito poucos os que falam de William Wyler, quantas retrospectivas foram feitas a Wyler, quantas reposições, quantas edições em dvd ou livros editados acerca desse grande realizador, enfim conta-se pelos dedos.


Também existem aqueles casos dos cineastas que poucos recordam o nome, mas já os filmes são bastantes conhecidos, através dos actores que lhes dão "forma" é claro que essa história do autor já vai longe e esquecida, mas por aqui continuamos a gostar da palavra autor. E isto tudo vem a propósito de um alemão em Hollywood.


Um Alemão em Hollywood? Não é o Roland Emmerich, mas sim o Wolfgang Petersen.


O primeiro filme que vimos dele foi o célebre "Das Boot" no saudoso Festival da Figueira da Foz e foi na verdade o seu último filme alemão já que Hollywood, como sempre, "deitou-lhe a luva" e essa máquina "diabólica", que se chama Estúdios ofereceu-lhe "The Never Ending Story" / "História Interminável", o best-seller de Michael Ende, embora fosse uma co-produção alemã-americana, o destino estava traçado.


"Enemy Mine"/"Os Inimigos" foi o seu filme seguinte no território da ficção-científica, que é a película de que iremos falar hoje, mas antes queremos recordar que Wolfgang Petersen é o responsável pelo célebre "duelo" entre Clint Eastwood e John Malkovich (o homem dos mil rostos) em "In the Line of Fire" / "Na Linha de Fogo". O mentor de "Outbreak" / "Fora de Controlo" com um Dustin Hoffman fabuloso, depois foi a vez do "Air Force One" com o Harrison Ford e o Gary Oldman. no habitual papel de vilão, que passou tantas vezes na TV, que já sabemos o guião, "lido detrás para a frente". E depois há o seu melhor filme, "The Perfect Storm" / "A Tempestade" que merece uma leitura mais profunda e que é o nosso filme favorito, o George Clooney está óptimo na interpretação e só por uma fracção de segundo, não ficou esmagado numa das cenas e depois temos "Troy" / "Tróia" que seguindo o caminho aberto por "Gladiador" / “Gladiator” de Ridley Scott, tentou rivalizar com "Alexandre o Grande" do Oliver Stone, numa guerra de Estúdios pela reconquista da memória do "Peplum" e depois há o célebre “Poseidon” em que encontramos uma bela homenagem ao cinema dos anos setenta do século XX..


Pelo caminho ficou "Shattered" / “Pulsações Explosivas”, um Thriller inteligente com o Tom Berenger, Greta Scacchi e o Bob Hoskins, passou no Quarteto já lá vão uns anos largos. Deixemos as memórias e vamos então a "Os Inimigos" / “Enemy Mine”, um filme que merece ser (re)visto por todos os amantes de ficção cientifica e não só.


O planeta Terra está em paz no século XXI (quem diria?) e as suas forças partem à conquista de novos territórios, situados noutras galáxias, mas encontram a resistência dos Dracos, nascendo uma guerra pela posse dos novos espaços. Num dos habituais duelos, o piloto terrestre Davidge e o seu opositor Draco caiem num planeta de aparência inóspita. O objectivo inicial de Davidge é eliminar o adversário, no entanto a solidariedade pela sobrevivência termina por os levar a cooperar, esperando por um salvamento que se afigura cada vez mais improvável.


Com o passar do tempo, a amizade nascente conduz Davidge (Dennis Quaid) e o piloto Draco (Louis Gossett Jr.) a uma dependência recíproca e, quando este confessa ao terrestre o seu estado de gravidez (já que os Dracos possuem os dois sexos) sendo o seu bebé fruto do seu ciclo de vida, Davidge quase não acredita, acabando por se tornar "tio-protector" do recém-nascido Draco, devido à morte do seu pai.
Entretanto bandos de caçadores sem escrúpulos exploram as riquezas do planeta onde Davidge se encontra. São terrestres utilizando o trabalho escravo dos Dracos, acabando o jovem "sobrinho" de Davidge por ser feito prisioneiro. Mas depois de ter sido recolhido por pilotos da sua antiga esquadrilha, Davidge decide voltar ao planeta para enfrentar o seu novo adversário, vencendo-os no duelo final.


Antigos inimigos e futuros amigos, Dracos e Terrestres regressam aos seus planetas, nascendo mais um belo filme de ficção-científica não só para os amantes do género, mas também para os adeptos da Sétima Arte.


Vivendo das excelentes interpretações de Dennis Quaid e Louis Gossett Jr e dirigidos por um Wolfgang Petersen que conseguiu transpor para o grande écran esta fabulosa história. "Enemy Mine" é uma obra cinematográfica que bem merece ser descoberta.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário