sábado, 27 de abril de 2024

Christopher Manaul - “Fatherland”


Christopher Manaul
“Fatherland”
(EUA - 1994) – (106 mi,/Cor – P/B)
Rutger Hauer, Miranda Richardson, Peter Vaughan, Jean Marsh.

Certamente alguns leram o famoso romance de Robert Harris intitulado “Fatherland”, que já teve edição entre nós, um desses livros de história alternativa, que parte de uma premissa bem interessante para o desenvolvimento desta intriga histórica/policial.


A invasão da Normandia por parte dos aliados foi um fracasso, a América vira-se para o Japão que é derrotado e abandona a Europa às forças do Eixo, Churchil exila-se no Canadá e a Europa intitulada a “Grande Germânia” é governada por Hitler, reina a “paz” excepto numas zonas longínquas e isoladas da União Soviética, onde a guerrilha insiste em sobreviver.


O presidente americano chama-se Kennedy (o sénior) e nos 75 anos de Hitler, as portas de Berlin abrem-se para o receber. Nas vésperas da sua chegada, misteriosos assassinatos começam a ocorrer de forma bem estranha, sendo o alvo figuras outrora importante do Partido Nacional-Socialista durante a Segunda Grande Guerra. Um oficial das SS Xavier March (Rutger Hauer) irá tratar do caso, ao mesmo tempo que uma jornalista norte-americana Charlie Maguire (Miranda Richardson) é abordada por um estranho que lhe pretende passar documentos muito importantes em troca de um visto para a América. Entretanto as mortes prosseguem, mas quem são e o que fizeram estes homens em Wannsee!


Se o livro de Robert Harris é fabuloso, este telefilme de Christopher Manaul não lhe fica atrás, porque ele é simplesmente genial em todos os aspectos, tendo na época da sua feitura sido lançado no mercado de vídeo. “Fatherland” de Christopher Manaul / Robert Harris, bem merecem ser redescobertos: o filme e o livro, para que a História não se perca na poeira do tempo!

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário