quarta-feira, 24 de abril de 2024

Alain Resnais - “Não Fumar" / “No Smoking”


Alain Resnais
“Não Fumar" / “No Smoking”
(França/Itália/Suíça – 1993) – (145 min./Cor)
Sabine Azéma, Pierre Arditi.

O dramaturgo britânico Alan Ayckboum construiu um conjunto de oito peças cuja acção de passa no Yorkshire e que se iniciam todas da mesma formam, mas que um simples acaso, o célebre “if” / “se”, irá alterar por completo a vida de cada uma dessas personagens.


Obra complexa, “Smoking” / “No Smoking”, mas simultaneamente simples e divertida, que convida a uma reflexão sobre as decisões que tomamos ao longo da vida e que por vezes terminam por influenciar o futuro de cada um de nós, teve no célebre casal de argumentistas franceses, Agnès Jaoui e Jean-Pierre Bacri, os artífices destes dois filmes de Alain Resnais, que em Portugal se chamaram “Fumar” / “Não Fumar”.


Por seu turno, o cineasta francês decidiu convidar dois dos seus habituais actores: Sabine Azéma e Pierre Arditi, para interpretarem todas as personagens, ela as femininas, ele as masculinas.

Iremos assim conhecer Toby Teasdale e a sua esposa Célia, Miles Coombles e a sua esposa Rowena, dois casais bem diferentes, assim como a esperta empregada Sylvie Bell e esse homem dos sete instrumentos que ninguém dispensa chamado Lionel Hepplewick.


Complexo, simples, divertido e introspectivo é como poderemos definir este fabuloso conjunto de filmes de Alain Resnais intitulado “Smoking” / “No Smoking” ou se preferirem “Fumar” / “Não Fumar”… por acaso alguém me arranja lume?

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário