quinta-feira, 9 de maio de 2024

Liliana Cavani - “O Jogo de Mr. Ripley” / “Ripley’s Game”


Liliana Cavani
“O Jogo de Mr. Ripley” / “Ripley’s Game”
(EUA / GB / Italia – 2002) – (110 min./Cor)
John Malkovich, Dougray Scott, Lena Headey.

Patricia Highsmith, ao criar essa personagem amoral chamada Tom Ripley, certamente nunca pensou que ele iria ter uma existência cinematográfica tão diversa, ao longo dos anos, despertando o interesse de cineastas tão diversos como Renè Clement, Wim Wenders, Anthony Minghella, Roger Spottiswoode e Liliana Cavani.


Foi Alain Delon o primeiro actor a dar rosto à personagem da célebre escritora norte-americana, estávamos no ano de 1960 e o filme chamava-se “Plein Soleil” / “À Luz do Sol”. Muitos anos depois será a vez de Dennis Hopper, no filme de Wim Wenders “O Amigo Americano” / “Der Amerikanische Freund”, de dar vida a Tom Ripley, para depois em 1999 ser a vez de Matt Damon oferecer a timidez e a violência à personagem. Três anos depois, a cineasta italiana Liliana Cavani decide levar ao grande écran “Ripley’s Game”, tendo oferecido a John Malkovich a oportunidade de vestir o temível personagem criado por Patricia Highsmith.


Mais uma vez o espectador é envolvido na forma genial como Patricia Highsmith criou e deu vida a este personagem, ao longo de diversos livros e o argumento, que contou com a colaboração da própria cineasta, surge perfeito ao mesmo tempo que John Malkovich consegue dar vida e transmitir em simultâneo o charme e o terror que imana da sua forma de agir: do romantismo à violência, sendo as obras de Arte e a sua respectiva falsificação um “belo” modo de vida.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário