quinta-feira, 9 de maio de 2024

Godfrey Reggio - “Naqoyqatsi”


Godfrey Reggio
“Naqoyqatsi”
(EUA – 2002) – (89 min./Cor).

A célebre trilogia qatsi do cineasta Godfrey Reggio, cujos primeiros capítulos foram “Koyaanisqatsi” (1982) e “Powaqqatsi” (1988), que marcaram decididamente o denominado cinema documental, tiveram que esperar 16 anos para a conclusão do terceiro e último capítulo, devido às enormes dificuldades para a angariação de fundos para a feitura de “Naqoyqatsi”.


E se os dois primeiros filmes tiveram em George Lucas e Francis Ford Coppola, dois mecenas bem preciosos, já “Naqoyqatsi” só será concluído graças ao financiamento de Steven Soderbergh, embora os meios colocados à disposição da equipa de Godfrey Reggio fossem bastante inferiores aos obtidos para os anteriores capítulos, ressentindo-se disso mesmo a película que encerra o ciclo qatsi.


“Koyaanisqatsi – A Vida em Desequilíbrio”, “Powaqqatsi – A Vida em Transformação” e “Naqoyqatsi – A Guerra Como Forma de Vida”, convidam o espectador a reflectir sobre o mundo que nos rodeia, utilizando apenas imagens em perfeita harmonia com a música, mas nunca impondo uma vontade, sendo pouco provável que alguém fique indiferente perante estas obras-primas do cinema contemporâneo e afirme: Penso, logo desisto!


Nota: A edição em dvd desta trilogia surgiu no mercado nacional através de uma caixa que possui as películas “Koyaanisqatsi” e “Powaqqatsi”, cada uma delas acompanhada de um excelente extra sobre a rodagem dos filmes e respectivo trailer, dois dvds oriundos do mercado de importação e zona 2 (a do nosso país), sendo ambos os dvds de uma camada como mandam as regras neste caso específico. “Naqoyqatsi” teve edição nacional sem direito a qualquer extra, o que se lamenta profundamente, mas que infelizmente já é hábito neste país à beira-mar plantado.


Gostaria também de chamar a atenção para o facto que “Naqoyqatsi” inicialmente foi lançado no mercado nacional em dvd de duas camadas, originando um salto na transição entre camadas e só mais tarde surgiu em edição de uma camada, embora os extras continuassem ausentes.


Se for comprar o dvd de “Naqoyqatsi”, convém estar atento às especificações e opte pelo filme de uma camada, para não levar gato por lebre!

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário