sábado, 27 de abril de 2024

Roman Polanski - “A Noite da Vingança” / “Death and The Maiden”


Roman Polanski
“A Noite da Vingança” / “Death and The Maiden”
(Inglaterra/EUA/França – 1994) – (103 min. / Cor)
Sigourney Weaver, Bem Kingsley, Stuart Wilson.

Se um dia alguém nos perguntar qual o melhor filme de Sigourney Weaver, aquele em que ela demonstra todas as suas potencialidades e entra no corpo da personagem da forma mais intensa e criativa, só poderão ter um nome e esse filme será sempre “A Noite da Vingança” / “Death and the Maiden” de Roman Polanski.


Paulina Escobar (Sigourney Weaver) uma antiga presa política de um país da América Latina, casada com o dirigente progressista Gerardo Escobar (Stuart Wilson), que também conheceu as atrocidades da ditadura do seu país, irão encontrar, numa noite de temporal, a bater à sua porta, um homem discreto e cordial, o Dr. Roberto Miranda (Ben Kingsley), que lhes pede autorização para usar o telefone, em virtude de o seu automóvel se ter avariado.


A vivenda do casal Escobar, encontra-se situada num local isolado perto do mar e enquanto o Dr. Roberto Miranda (Ben Kingsley) conversa com o político Gerardo Escobar (Stuart Wilson), aguardando calmamente a chegada do reboque, a caixa de Pandora das memórias de Paulina Escobar (Sigourney Weaver), começa a abrir-se e ela pensa reconhecer no Dr. Roberto Miranda, o homem que dirigiu o interrogatório onde ela foi vítima das maiores atrocidades. Será ele o seu temível torturador?


Essa dúvida atroz irá atormentá-la e fará com que ela o sequestre a fim de obter uma confissão, mas ao longo daquela longa noite em que tudo acontece: a luz falta, as comunicações estão cortadas e a chuva teima em cair, ela e nós ficaremos sempre na dúvida ou certeza de que a vítima encontrou finalmente o seu carrasco, que surge “indefeso” perante ela, revelando-se o marido um juiz de mãos atadas.


No final, cada um ficará com a sua consciência (in)tranquila. Mas cada um poderá ver também com os seus próprios olhos, essa espantosa actriz chamada Sigourney Weaver e o seu fabuloso duelo com Ben Kingsley, que nos oferece de forma soberba o olhar aterrorizado do inocente ou se preferirem o matreiro olhar do carrasco, em busca da salvação.


Também nunca nos podemos esquecer do cineasta responsável pela feitura de “A Noite da Vingança” / “Death and the Maiden”, esse nome incontornável chamado Roman Polanski, que partindo da peça de Ariel Dorfman, nos oferece uma obra-prima do cinema verdadeiramente inesquecível.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário