quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mike Newell - “Quatro Casamentos e Um Funeral” / “Four Weddings and a Funeral”


Mike Newell
“Quatro Casamentos e Um Funeral” / “Four Weddings and a Funeral”
(Grã-Bretanha – 1994) – (117 min. / Cor)
Hugh Grant, James Fleet, Simon Callow,
Kristin Scott Thomas, John Hannah, Andie McDowell.

“Quatro Casamentos e Um Funeral” de Mike Newell possui um excelente argumento de Richard Curtis e transformou decididamente a Indústria Cinematográfica Britânica, ao instituir a comédia romântica como veículo para o sucesso cinematográfico, já que após o êxito desta película foram inúmeros os filmes saídos das ilhas britânicas seguindo o caminho aberto por este filme. Por outro lado Hugh Grant irá desde então enveredar por uma carreira baseada um pouco na personagem nascida em “Four Weddings and a Funeral”, desistindo das composições dramáticas, como sucedia em “Maurice” de James Ivory.


A deliciosa película de Mike Newell conta-nos a história de um grupo de amigos, que se vai encontrando em diversos casamentos, sendo Charles (Hugh Grant) o padrinho do primeiro casamento, conhecido como eterno atrasado, onde irá encontrar o amor da sua vida, uma americana chamada Carrie (Andie MacDowell), por quem se apaixona.


Iremos assim assistir a diversos acontecimentos ou casamentos, se preferirem, que nos fazem o retrato de uma geração nascida e criada na “high-society”, e onde também não falta o dramatismo, quando assistimos à morte do folião Garet (Simon Callow numa extraordinária interpretação) e descobrimos que ele e Matthew (John Hannah) formavam um casal, algo desconhecido dos restantes amigos, sendo comovente o elogio fúnebre que é feito pelo seu companheiro, num dos mais belos momentos da película. Por outro lado se Charles (Hugh Grant) vê o seu amor casar-se com um rico escocês, também irá demorar a perceber que a sua eterna amiga Fiona (Kristin Scott Thomas) lhe dedica um amor secreto, que será revelado tarde demais.


Mike Newell em “Quatro Casamentos e Um Funeral” oferece-nos de forma perfeita o ambiente vivido nos casamentos, com os seus encontros e desencontros, veja-se a situação de Charles quando se cruza com as suas ex-namoradas ou esse momento em que decide casar com a Miss Bico de Pato, como é conhecida e no momento solene da cerimónia decide dizer Não!, para grande escândalo dos presentes e da própria noiva que reagiu de imediato, para mal do nariz de Charles.


Como não podia deixar de ser ao revermos esta película de Mike Newell, somos obrigados a recordar o famoso filme de Robert Altman “Um Casamento”, em que o cineasta americano nos oferecia uma crítica mordaz da sociedade norte-americana.


O delicioso “Quatro Casamentos e Um Funeral” de Mike Newell, abriu decididamente a estrada, para a comédia romântica se expandir no interior do cinema contemporâneo.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário