sábado, 27 de abril de 2024

Lawrence Kasdan - "Wyatt Earp"


Lawrence Kasdan
"Wyatt Earp"
(EUA – 1994) – (191 min. / Cor)
Kevin Costner, Dennis Quaid, Gene Hackman, Mark Harmon, Michael Madsen.

O sucesso de Kevin Costner com “Dança com Lobos”/”Dance With Wolfes” e a forma como “Silverado” tinha sido recebido pelo público e a crítica especializada, levou Kevin Costner e Lawrence Kasdan a juntarem forças e regressarem ao “western”, tão esquecido que ele estava, retomando o mito de Wyatt Earp e o célebre duelo de OK.Curral, tão bem retratado por John Ford.


Ao (re)vermos “Wyatt Earp” poderemos dizer que Lawrence Kasdan conseguiu o seu objectivo, embora a marca de Kevin Costner, como realizador ande por lá, no entanto a personagem mais fascinante da película é o irreconhecível Dennis Quaid, na figura de Doc Holiday.


Comparando “Wyatt Earp” com “Silverado”, somos obrigados a reconhecer a frescura do primeiro “western” de Lawrence Kasdan, perante um certo classicismo forçado ao retratar a história do célebre xerife do Oeste Americano.


Curiosamente, Kevin Costner, ao realizar “Open Range”, esconde-se atrás da personagem que interpreta, ao mesmo tempo que dá relevo aos “westerns” de Anthony Mann, que surgem homenageados de uma forma bela e serena, embora o seu anti-herói, sempre interpretado por James Stewart, não tenha em “Open Range” um sucessor.


”Wyatt Earp” de Lawrence Kasdan é um daqueles “westerns” contemporâneos, que merecem uma segunda visão, a fim de elaborarmos esse belo exercício de comparação com as películas dirigidas e interpretadas por Clint Eastwood, esse eterno jovem cineasta, que deu corpo e vida a um género cinematográfico que nas últimas décadas parecia ter os dias contados.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário