terça-feira, 23 de abril de 2024

Ang Lee - “O Banquete de Casamento” / “Hsy Yen” / “The Wedding Banquet”


Ang Lee
“O Banquete de Casamento” / “Hsy Yen” / “The Wedding Banquet”
(Taiwan/EUA – 1993) – (106 min. / Cor)
Mitchell Lichenstein, Winston Chao, May Chin, Ya-Lei Kuel, Shung Lung.

Muitos anos antes de “O Segredo de Brokeback Mountain”, esse genial cineasta nascido em Taiwan e chamado Ang Lee realizou uma deliciosa comédia intitulada “O Banquete de Casamento” / “The Wedding Banquet”, a qual passou no nosso país nos écrans do cinema King, (também já editado em dvd) tratando-se do segundo filme assinado pelo cineasta.


Em “The Wedding Banquet”, Ang Lee irá oferecer-nos de forma soberba o célebre choque cultural entre as tradições do Oriente e o olhar moderno do Mundo Ocidental. Tudo se passa em Manhattan onde iremos conhecer o jovem Wai-Tung (Winston Chao), que vive com o seu companheiro americano Simon (Mitchel Lichenstein), mas que para camuflar essa relação e ajudar em simultâneo uma compatriota a adquirir o célebre Green Card, que lhe irá permitir residir na America, decide anunciar aos pais que se vai casar. Mas o que ele nunca pensou foi que este casamento de conveniência iria ter a presença dos seus progenitores, que ao chegarem a sua casa o informam que serão eles a tratar do casamento à boa maneira de Taiwan, ao mesmo tempo que conhecem o seu amigo Simon, desconhecendo a sua relação.


A forma tranquila e repleta de achados, no interior da comédia, construída por Ang Lee, revela bem o seu saber e será assim que iremos assistir aos diversos contratempos que antecedem o casamento, especialmente a forma como a jovem Wei-Wei (May Chin) se relaciona com os seus “futuros sogros”. Os equívocos sucedem-se a uma velocidade vertiginosa e tanto Mr. Gao (Sihunh Lung) como Mrs. Gao (Ya-Lei Kuei) acham muito estranho o comportamento da noiva do filho, que não aceita as suas sugestões e fica em estado de choque, quando eles começam a falar nos valores da maternidade.


O olhar de Ang Lee em “O Banquete de Casamento” / “The Wedding Banquet” é soberbo, porque conduz a comédia ao seu ponto mais alto, fazendo-nos recordar George Cukor, à medida que se fazem os preparativos do casamento, sempre com um saber e uma sensibilidade dignas de nota, ao contar-nos esta relação dos dois jovens de forma profundamente natural, ao mesmo tempo que nos oferece situações repletas de humor e equívocos, vividas pelos pais de Wai-Tung, que se interrogam sobe o comportamento dos noivos.


“O Banquete de Casamento” / “The Wedding Banquet” é uma deliciosa comédia que convém descobrir para conhecermos melhor o cinema de Ang Lee, tendo a película ganho o Urso de Ouro do Festival de Berlin.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário