quarta-feira, 8 de maio de 2024

Jez Butterworth - “Da Rússia com Amor” / “Birthday Girl”


Jez Butterworth
“Da Rússia com Amor” / “Birthday Girl”
(Grã-Bretanha/EUA – 2001) – (93 min./Cor)
Nicole Kidman, Ben Chaplin, Vincent Cassell.

Há filmes que nunca se esquecem, por diversas razões e este “Da Rússia com Amor” / "Birthday Girl" é um deles:


1º. Foi a primeira vez que fui ao cinema "El Corte Inglês" porque o filme só ali se encontrava em exibição, era um domingo de verão bem quente, 13h30 da tarde e o centro comercial no início encerrava aos domingos e assim eu e mais de uma dúzia de espectadores a querer comprar bilhete, acompanhados por um simpático polícia, andámos em redor do centro comercial em busca de uma porta que desse acesso às salas e respectiva bilheteira. Confesso que só de pensar no tempo que demorámos e como as ruas estavam desertas e todos nós atrás do polícia, que seguiu de imediato para o local errado é memorável. Mas se não fosse esse simpático agente da PSP não sei se não teria desistido.


2º. Numa época em que temos na televisão tantos programas “sociológicos” em busca de parceiros para uma relação “séria” (como é triste esta televisão que nos dão, incluindo a Pública, paga com os nossos impostos), é verdadeiramente convidativo descobrir este “Da Rússia com Amor” / “Birthday Girl”!


Jez Butterworth é dramaturgo e argumentista e em “Da Rússia com Amor” (infeliz título português) conta-nos a história de um solitário que “encontra” o amor da sua vida pela net, ela vai viver com ele, mas depois chega a “família” e aqui começam os problemas.


E como quem passa por aqui sabe que eu sou insuspeito em relação ao talento de Nicole Kidman, confesso que a sua prestação neste filme é memorável e depois Ben Chaplin (que sai aos seus) está perfeito no tímido solitário. Já em relação ao Vincent Cassell não preciso de vos dizer qual o seu estatuto neste filme: um homem bem perigoso!

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário