quarta-feira, 8 de maio de 2024

James Mangold - “Kate & Leopold”


James Mangold
“Kate & Leopold”
(EUA – 2001) – (118 min./Cor)
Meg Ryan, Hugh Jackman, Liv Schreiber.

Quando James Mangold realizou o seu brilhante Segundo filme intitulado “Copland” todos lhe fixémos o nome e descobrimos Sylvester Stallone ao lado de Robert DeNiro, num nível interpretativo surpreendente e quando quatro anos depois assina esta genial comédia, ainda mais desconcertados ficámos pelo engenho da mesma. Se Meg Ryan era na época a Rainha no género, já Hugh Jackman era um perfeito estranho, que um dia se vê transportado do seu século XIX, para o século XX, depois de o “engenhoicas” Liev Schreiber (na época muito pouco conhecido) o ter feito transportar atráves de um buraco no tempo encontrado por ele junto da ponte de Brooklin!


Não sei se estão a perceber?


Stuart Besser (Liev Schreiber) viaja no tempo e invade a casa do Lord Leopold (Hugh Jackman) em pleno século XIX e quando este descobre o estranho decide persegui-lo terminando por ir ter ao século XX e conhecer a ex-namorada de Besser, a incrédula Kate McKay (Meg Ryan). E se para Leopold tudo é estranho, já para Kate a vida irá tornar-se uma aventura e assim estamos numa das comédias mais divertidas do novo Milénio, que possivelmente, anda um pouco esquecida, um pouco copiada, mas mantendo essa chama que cativa o espectador de cinema, amante dos “movies”!


Se a realização de James Mangold é perfeita a forma como ele escreveu o argumento é soberba, ao mesmo empo que consegue impedir Meg Ryan, de repetir alguns dos tiques que começou a ter nas comédias, exibindo assim uma excelente direcção de actores, algo aliás bem visível no seu “Copland”. “Kate & Leopold” permanece um excelente comédia, que bem merece ser revista!

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário