sábado, 6 de abril de 2024

William A. Fraker - “A Máscara do Ranger” / “The Legend of The Lone Ranger”


William A. Fraker
“A Máscara do Ranger” / “The Legend of The Lone Ranger”
(EUA – 1981) – (98 min./Cor)
Klinton Spilsbury, Michael Horse, Christopher Lloyd, Jason Robards.

William A. Fraker foi um experiente director de fotografia, tendo até sido nomeado por três vezes para o Oscar na sua área, tendo também concretizado o desejo de passar à realização, e esta bela homenagem ao célebre “The Lone Ranger”, cujas aventuras fizeram as delicias de diversas gerações, fosse no pequeno écran da televisão, como no cinema ou na banda desenhada, revela-se um belo e inesquecível “western”, repleto de emoção e com uma assinatura acima de qualquer suspeita, assim como a direcção de actores, a par de uma fotografia mágica, que nos contagia e nos transporta até ao território da nossa infância.


Um dado curioso neste “A Máscara do Ranger” / “The Legend of The Lone Ranger”, prende-se com o facto de o protagonista do filme, Klinton Spilsbury, ter sido um actor de um único filme, mas que desistiu da representação para se dedicar à fotografia. Já o veterano e sempre excelente Jason Robards está perfeito, enquanto o denominado “mau da fita” (para usar uma linguagem da minha infância), possui em Christopher Lloyd um cativante desempenho!


O director de fotografia William A. Fraker assina em “A Máscara do Ranger” / “The Legend of The Lone Ranger”, um “western” com uma excelente realização, que faz com que fixemos os nomes de todos os seus intervenientes porque, meus amigos, a magia do cinema, no seu estado mais puro, passa por aqui, nesta película rodada numa década em que a memória do cinema começava a ser esquecida.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário