quinta-feira, 18 de abril de 2024

Steven Spielberg - “Indiana Jones e a Grande Cruzada” / “Indiana Jones and The Last Cruzade”


Steven Spielberg
“Indiana Jones e a Grande Cruzada” / “Indiana Jones and The Last Cruzade”
(EUA – 1989) – (127 min. / Cor)
Harrison Ford, Sean Connery, Denholm Elliott, Alison Doody,
John Rhys-Davies, Julian Glover, River Phoenix.

Quando George Lucas apresentou a Steven Spielberg a proposta de um novo Indiana Jones – “Indiana Jones e a Última Cruzada” / ”Indiana Jones and the Last Cruzade”, o actor Harrison Ford sentiu-se muito satisfeito, embora nessa época e no seu horizonte imediato estivessem outros projectos bem diferentes, mas desta vez, nesta terceira película da série, ele iria estar muito bem acompanhado pelo seu “pai”, o Professor Henry Jones ou seja Sean Connery, que nunca deixa os seus créditos por mãos alheias, como todos bem sabemos.


Mais uma vez o célebre explorador e aventureiro Indiana Jones (Harrison Ford) irá confrontar os nazis que tinham raptado o seu pai, em virtude dos seus diários conterem indicações bastante complexas acerca da possível localização do Cálice Sagrado. A missão de Indiana Jones era bem clara: libertar o pai e recuperar os diários.


Curiosamente, nesta terceira aventura do intrépido explorador, a película é perfeitamente dominada pela presença de Sean Connery na figura do pai de Indiana Jones, “roubando” o actor escocês todas as cenas em que contracena com Harrison Ford. Mas também não poderemos esquecer a passagem pelo filme dessa figura imensa que foi Denholm Elliott, interpretando a figura do Professor Marcus Brody.


A dupla George Lucas/Steven Spielberg consegue recriar em “Indiana Jones e a Grande Cruzada” / “Indiana Jones and the Last Cruzade”, todo o ambiente do filme de aventuras, característico de certo cinema norte-americano dos anos 30/40, do século xx, oferecendo-nos mais um “blockbuster”, com uma qualidade surpreendente.


Na verdade, ao revermos esta película muitos anos depois da sua estreia, a magia permanece bem viva, porque nos continuamos a sentir uns perfeitos adolescentes, vibrando com as lutas de Indiana Jones contra os famosos “maus da fita”.


“Indiana Jones e a Grande Cruzada” / “Indiana Jones and the Last Cruzade” termina por se revelar no melhor filme da série criada por George Lucas, Philip Kaufman e Lawrence Kasdan, que se inspiraram nos célebres serial de trinta e uma partes do período mudo da Sétima Arte, para desenvolverem e levarem a bom porto este projecto, que como sabemos já conta com quatro aventuras do destemido Indiana Jones.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário