domingo, 14 de abril de 2024

Richard Benjamin - “Um Dia a Casa Vem Abaixo” / “The Money Pit”


Richard Benjamin
“Um Dia a Casa Vem Abaixo” / “The Money Pit”
(EUA - 1986) – (91 min. / Cor)
Tom Hanks, Shelley Long, Alexander Godunov.
Maureen Stapleton, Joe Mantegna.

Richard Benjamin é um daqueles cineastas que subiu a pulso no cinema, começou como actor, explorando a comédia na TV, nesse viveiro chamado "Saturday Night Live" e depois passou ao grande écran Com o andar dos anos acabou por passar para trás da câmara e explorou as duas vertentes – actor e realizador – sendo um dos seus filmes mais conhecidos como actor o "Westworld" / “O Mundo do Oeste”, baseado na novela de Michael Crichton que também realizou a película, na qual surgia Yul Breyner na figura do vilão. Mas "City Heat" / "Cidade Ardente" com Clint Eastwood e Burt Reynolds nos protagonistas será um dos melhores filmes realizados por Richard Benjamin, para além daquelas comédias que encheram as sessões da tarde para toda a família como "My Stepmother is an Alien" / “A Minha Madrasta é um Extra-Terrestre”, com Kim Basinger na protagonista, "Mermaids" / “A Minha Mãe é Uma Sereia”, tendo a Cher a “comandar as operações”, ou o pouco conhecido "Mrs. Winterbourne"/ “O Comboio do Estino”, com essa Dama do Cinema chamada Shirley McLaine.


"Um Dia a Casa Vem Abaixo" “The Money Pit” é um filme "imobiliário", já que se trata de uma magnífica casa a cair aos bocados. Walter (Tom Hanks) é obrigado a abandonar a residência onde se encontra com a namorada (Shelly Long) e, como amigo também engana amigo, compra uma maravilhosa casa através dos "laços de amizade" com um agente imobiliário. Tudo lhe vai acontecer no interior do seu novo lar, enquanto a namorada se vê a braços com o ex-marido, o célebre maestro Max. Quando se tem uma casa maravilhosa a cair, já não se espera o pior, e o Walter raciocinou assim quando contratou uma equipa para reconstruir a casa.


Começa então a grande aventura e a operação foi de tal ordem bem-feita, que os ocasionais transeuntes julgavam que se tinham estado a fazer experiências com um novo míssil. Como as fundações da casa eram boas tudo acabou bem, no entanto, no Rio de Janeiro, uma nova operação imobiliária era efectuada pelos mesmos agentes e o "galardoado" era o pai do Walter.


"The Money Pit" é um remake da comédia de H.C.Potter "Mr. Blandings Builts his Dream House", curiosamente Steven Spielberg não gostou do trabalho final de Richard Benjamin e como produtor do filme decidiu refazer as sequências finais, mas mesmo assim não conseguiu cativar as grandes audiências.


Ao rever esta película esquecida, já editada em dvd e comparando-a com os produtos que actualmente a fábrica de Hollywood nos oferece, terminamos por descobrir que ainda vale a pena visionar a película do Richard Benjamin e estudar o trabalho de actor deTom Hanks na década de oitenta, porque estamos muitos furos acima das comédias deste século XXI.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário