quarta-feira, 17 de abril de 2024

Martin Scorsese - “A Última Tentação de Cristo” / “The Last Temptation of Christ”


Martin Scorsese
“A Última Tentação de Cristo” / “The Last Temptation of Christ”
(EUA/Canada – 1988) – (164 min./Cor)
Willem Dafoe, Harvey Keitel, Barbara Hershey.


Quando Martin Scorsese conseguiu finalmente levar a bom termo a adaptação cinematográfica do romance de Nikos Kazantzakis, “A Última Tentação de Cristo” / “The Last Temptation of Christ” (1988), cuja adaptação foi da responsabilidade de Paul Schrader, muitos se interrogaram quem iria ser a intérprete da principal personagem feminina da película: Maria Madalena. E quando o nome de Barbara Hershey foi referido, todos compreenderam que não havia melhor escolha. Na verdade a sua interpretação em “The Last Temptation of Christ” é inesquecível e marca de forma superior a obra do cineasta, tendo em conta a forma como ela introduziu a sua imagem nessa figura Bíblica que é Maria Madalena!


A película é um dos filmes mais religiosos e humanos de todos os tempos, tendo em Willem Dafoe um Jesus Cristo profundamente humano, oferecendo-nos o actor uma interpretação surpreendente, tal como Harvey Keitel, ao ser o escolhido para interpretar Judas, esse apóstolo eleito por Deus para trair o seu filho, depois temos a famosa “Tentação” de que fala o romance de Nikos Kazantzakis, esse simples desejo de Jesus Cristo decidir o seu destino, constituindo família: mulher e filhos e exercendo a sua profissão na paz interior finalmente alcançada, não por decisão Suprema de Deus, mas pela sua própria vontade.


“A Última Tentação de Cristo”, que na época levantou alguma polémica junto dos meios mais conservadores da Igreja, revelou-se como uma película profundamente religiosa.


Nota: Foi neste filme de Martin Scorsese que nasceu a famosa “World Music” de Peter Gabriel!

Memória: Muitos anos depois os meus agradecimentos renovados à simpática funcionário do Apolo 70, que encontrou a minha carteira:-)

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário