terça-feira, 16 de abril de 2024

James L. Brooks - “Edição Especial” / “Broadcast News”


James L. Brooks
“Edição Especial” / “Broadcast News”
(EUA – 1987) - (133 min./Cor)
William Hurt, Holly Hunter, Albert Brooks


Um dos melhores filmes estreado nos écrans de cinema no ano de 1987, foi realizado pelo experiente James L. Brooks (um dos criadores da série “The Simpson), abordando o interior das notícias nesse território conhecido como “a caixa que mudou o mundo” ou se preferirem a Televisão!


Estamos assim perante uma película que nos oferece os “jogos” do audiovisual, a célebre informação televisiva, que, nos dias de hoje anda por vezes tão maltratada por esse mundo fora, tantas vezes a ser invadida por “fake news”, que só contribuem para o cidadão se afastar cada vez mais dela.


Iremos assim acompanhar o “day by day” numa estação televisiva, em “Edição Especial” / “Broadcast News”, com Holly Hunter (a vestir a pele da produtora/realizadora), Albert Brooks (o excelente jornalista que não nasceu para ser pivot) a acompanharem William Hurt (o pivot “perfeito”) na sua ascensão meteórica na cadeia de televisão, na qual muitas vezes um sorriso substitui melhor uma palavra e na qual a encenação das notícias e reportagens termina muitas vezes com os laços que ligam amizades de longa data.


A forma como foi escrito o argumento de “Broadcast News” por James L, Brooks e depois a excelente direcção de actores e respectiva realização do mesmo, terminam por tornar esta película intemporal, revelando-se um dos melhores filmes de sempre sobre o denominado Quarto Poder, que nos dias de hoje anda pelas ruas da amargura.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário