quinta-feira, 18 de abril de 2024

Francis Ford Coppola - “Life Without Zoe” - (2º episódio de “New York Stories”)


Francis Ford Coppola
“Life Without Zoe” - (2º episódio de “New York Stories”)
(EUA - 1989) – (124 min./Cor – a duração total dos três episódios)
Heather McComb, Giancarlo Giannini, Talia Shire.


O filme de “sketches”, muito praticado nos anos setenta, do século XX, na Europa, respectivamente em Itália e França, começou a ser olhado com interesse pelo cinema norte-americano e a decisão das produtoras de Woody Allen e Steven Spielberg de fazerem em conjunto um filme tendo por tema a cidade de Nova Iorque não se fez esperar, nascendo assim “New York Stories”/”Histórias de Nova Iorque”. Recorde-se que, na época, Paris já tinha servido de cenário a um conjunto de cineastas franceses, dando origem ao famoso “Paris vu par” e muitos anos depois deste “New York Stories”, ao famoso “Paris Je T’aime!”.


Os cineastas seriam Steven Spielberg, Francis Ford Coppola e Woody Allen, mas Spielberg acabou por ser obrigado a abandonar o projecto e seria substituído por Martin Scorsese.


Francis Ford Coppola é o responsável pelo segundo episódio de “New York Stories”, intitulado “Life Without Zoe”, cujo argumento é da autoria da então desconhecida Sofia Coppola, que também foi a responsável pelo guarda-roupa. E se Sofia Coppola hoje faz parte de um determinado universo cinematográfico, na altura passou completamente despercebida e o pior ainda estaria para vir. Na realidade, as aventuras mágicas de Zoe, filha de um célebre flautista, a viver a vida como se ela se tratasse de um conto de fadas, representa a ligação perfeita de dois universos cinematográficos distintos, embora haja neles esse lado familiar chamado Coppola.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário