quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

John Ford - “Os Dominadores” / “She Wore a Yellow Ribbon”


John Ford
“Os Dominadores” / “She Wore a Yellow Ribbon”
(EUA – 1949) – (104 min./Cor)
John Wayne, Joanne Dru, John Agar, Ben Johnson, Harry Carey Jr., Victor Mclaglen.


A obra cinematográfica de John Ford pode ser revista através de ciclos temáticos e um desses ciclos é, precisamente, o famoso ciclo da Cavalaria, constituído pelos filmes “Forte Apache”, “Rio Grande” e “Os Dominadores” / “She Wore a Yellow Ribbon”, o meu favorito desta trilogia, que nos relata os últimos dias de um Capitão de Cavalaria (John Wayne) e a sua vida no Forte que terá que deixar, embora os índios continuem a fazer os seus estragos, talvez menores que os que a jovem Olivia (Joanne Dru), presente no Forte, faz no coração de dois dos seus oficiais (Tenente Cohill e Tenente Pennell), que aspiram a conquistar os “favores” daquela que usa a célebre fita amarela da Cavalaria a prender o seu cabelo, mas também nunca nos poderemos esquecer do famoso Sargento Quincannon (Victor McLaglen).


A acção da película situa-se após a célebre batalha de Little Big Horn, onde o controverso General Custer perdeu a vida, acompanhado pelos seus homens do 7º Cavalaria, revelando-se este “She Whore a Yellow Ribbon” / “Os Dominadores” uma das mais belas películas realizadas por esse bom gigante do cinema chamado John Ford, que um dia se referiu nestes termos sobre a sua paixão pelo western:


“Sou de origem irlandesa, mas de cultura “western”. Interesso-me pelo folclore do Oeste, porque me interessa mostrar o real, num quase documentário. Eu próprio já fui “cow-boy”. Gosto do ar livre, dos grandes espaços. O sexo, a obscenidade, os degenerados são coisas que não me interessam.” Percebemos assim as razões que levaram Ford a fazer de Monument Valley o principal cenário dos seus “westerns”, incluindo este fabuloso “She Wore a Yellow Ribbon”!

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário